Compartilhe este texto

Nova versão de ‘Alma’ estreia no Festival Amazonas de Ópera neste domingo

Por Portal Do Holanda

25/05/2019 10h30 — em
Agenda Cultural


Foto: Divulgação

Manaus/AM - Em toda sua extensa carreira, o maestro amazonense Claudio Santoro criou apenas uma ópera, “Alma”, baseada na obra de Oswald de Andrade. Em 1998, foi realizada a primeira montagem, no segundo Festival Amazonas de Ópera (FAO), com elenco estrangeiro e cortes no manuscrito original. Em 2019, ano do centenário de Santoro, uma nova versão será apresentada no 22º FAO, após a entrega de um manuscrito inédito. A estreia da nova montagem será realizada neste domingo (26/05), às 19h, no Teatro Amazonas.

“Alma” será apresentada pela Amazonas Filarmônica, Corpo de Dança do Amazonas e Coral do Amazonas. A ópera, que tem quatro atos e duração de 2h30 (com um intervalo de 20 minutos), terá regência dos maestros Marcelo de Jesus (nos dias 26 e 30 de maio) e Otávio de Simões (dia 28 de maio).

A nova versão, que terá estreia mundial no FAO, foi possível após o filho do maestro Claudio Santoro, o cravista Alessandro Santoro, entregar um manuscrito achado nos arquivos do pai, com uma nova revisão, indicações e correções precisas de trechos.

“É uma versão que difere daquela que foi editada pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) e mais ainda daquela apresentada em 1998, que teve muitos erros de cópia e cortes, muitos trechos não incluídos. Uma das mudanças que tivemos é um trecho que contém a Canção a Deus, que usaremos logo no início como uma espécie de abertura. Com certeza vai ficar na ‘orelha’ da plateia, é um hit. Após o fim do festival, entregaremos a nova versão que preparamos para uso da família”, pontua o maestro.

Uma das características destacadas por Marcelo de Jesus é o experimentalismo abordado por Claudio Santoro em “Alma”. “Ele percorre vários caminhos musicais sem o perder o arco geral da ópera, o que é bastante difícil de fazer. Há uma parte onde tem um chorinho tipicamente brasileiro, em outras há música eletrônica, que são gravações que ele pede pra inserir durante algum trecho, há uma influência cinematográfica, de compositores russos – dos quais ele bebeu bastante da fonte. Há trechos onde o texto é falado, sussurrado. Mais uma vez, ele (Claudio Santoro) traz uma paleta gigante de técnicas de composição, mostrando-se um músico multifacetado, sem perder a excelência”, afirma.

‘Alma’ – Baseada na primeira parte da trilogia “Os condenados”, de Oswald de Andrade, a história se passa em São Paulo, nos anos 1920. O escritor João do Carmo ama a jovem Alma, que não o corresponde. No entanto, a moça de 20 anos se apaixona por Mauro, um cafetão que a agride, obrigando-a a se prostituir em cabarés. Essa conturbada relação permeia a ópera “Alma”, composta (música e libreto) por Santoro em 1985.

“Alma” ainda terá duas apresentações no FAO: nos dias 28 e 30 de maio, às 20h, no Teatro Amazonas.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: festival amazonas de ópera, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural