Agente penitenciário é morto e policial baleado durante fuga de detentos no Pará
Manaus/AM - Um agente penitenciário morreu e um policial militar ficou ferido, durante um resgate a presos que aconteceu na madrugada deste domingo (28) no Complexo Penitenciário em Americano, localizado no Km 49, da BR - 316, no Pará.
Segundo a polícia um grupo de aproximadamente 15 homens invadiu a unidade II do polo, por área de mata que fica atrás do presídio. Eles chegaram fortemente armados disparando contra o policial que fazia a guarda no momento. Durante a ação 10 presos conseguiram fugir, houve troca de tiros e o agente penitenciário identificado como Renato e o PM acabaram sendo atingidos, eles foram socorridos e levados a um pronto-socorro, mas Renato não resistiu e morreu horas depois. O policial segue internado, mas o estado de saúde dele ainda não foi divulgado.
O complexo que abriga atualmente cerca de 10 mil detentos divididos em três unidades, tem sido alvo constante deste tipo de ação. Na semana passada, outro grupo de 17 presos já havia sido resgatado do Centro de Recuperação Penitenciário III. Até o momento nenhum foi recapturado.De acordo com o soldado Braga da Batalhão Prisional do estado, o número de policiais que atua na segurança do complexo é insuficiente, o que facilita os ataques:
"A ação das quadrilhas tem sido sempre bem orquestradas ,armas de fogo entram com muita facilidade nos presídios do complexo pois não tem detectores de metal ou equipamento de RX as resvistas São todas manual, sempre nessas ações quando uma parte do bando ataca de fora pra dentro, os presos fazem os agentes refém dentro dos presídios aí conseguem fugir com facilidade,os agentes prisionais não trabalham armados no Pará e isso facilita porque os presos tem acesso fácil a armas de fogo", destaca.
ASSUNTOS: agente morto, fuga de presos, pará, Policial