Vídeo mostra presos sendo torturados com armas de choque por agentes penitenciários
O Ministério Público de Goiás (MP-GO), abriu um inquérito para investiga denúncias de maus-tratos sofridos por detentos de vários presídios do estado. A decisão veio após o recebimento de imagens que mostram os internos levando choque-elétricos enquanto agentes do Grupo de Operações Penitenciárias (Gope) se divertem com as sessões de tortura.
O vídeo foi gravado por um agente que não concordava com a conduta dos colegas. Em uma das cenas, um preso está dormindo na cela, quando um grupo de agentes chega ao local e dispara com a arma Teaser contra ele de surpresa. O choque é tão intenso que o homem cai da cama, as imagens foram divulgadas pela TV Globo nessa quinta-feira (30).
Em outra unidade, um detento é obrigado a ficar de pé e recebe um choque nas partes íntimas na frente de vários outros colegas que também estão rendidos no pátio e não oferecem reação. Segundo o promotor de Justiça Marcelo Celestino, não é de hoje que os detentos denunciam os abusos, muitos deles escreveram cartas onde relatam que são agredidos com frequência no banho de sol e além dos choques são atingidos com spray de pimenta nos olhos pelos policiais.
ASSUNTOS: agentes penitenciários, preso, tortura, Policial