Parceria entre UEA e Samsung abre chamada para projetos de pesquisas
A Agência de Inovação da Universidade do Estado do Amazonas (Agin), objetivando atender a demanda de P&D Samsung, reuniu na última quinta-feira (26), cerca de 40 professores para apresentar a metodologia que deverá ser utilizada nas propostas para o desenvolvimento de projetos. O "template" utilizado pela empresa foi apresentado pelo chefe de P&D da Samsung Manaus, Carlos Matos, que detalhou etapas pertinentes que devem compor as propostas.
A chamada para pesquisa em P&D é para atender demanda da Samsung - Foto: Divulgação/UEA
O encontro aconteceu na sala do Conselho Universitário (Consuniv), na Av. Djalma Batista - Flores, com a presença do vice-reitor da UEA, Cleto Leal, da diretora da Agin, Kátia Meirielle, além do representante da empresa Samsung Manaus e dos docentes da capital e do interior do Amazonas.
Cleto explicou que esta etapa de apresentação é referente aos procedimentos a serem adotados pelos docentes que pretendem submeter suas propostas de pesquisas para avaliação da comitiva. Na ocasião, foram expostas slides com orientações sobre o processo de inscrição, apresentação do "Pitch" da proposta e o orçamento que será estimado para o desenvolvimento do projeto em 2020.
"Os projetos deverão estar relacionados aos interesses da universidade e associados com a tecnologia, por exemplo, na melhoria do processo de manufatura ou na área da saúde com pesquisa básica e aplicada. Os participantes desta reunião deverão ser ainda, multiplicadores da informação recebida hoje. As propostas podem ser apresentadas por outros professores e/ou pesquisadores da UEA, diretamente na Agin", disse o vice-reitor.
Critérios para participar
A Agin informa que é relevante destacar que os professores interessados deverão possuir algumas características e atentar para a disponibilidade de carga horária para trabalhar com projetos de P&D I. Aqueles que possuem bolsas por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) e no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), devem averiguar se as mesmas permitem a adesão a outras bolsas em projetos (P&D).
As propostas de pesquisas deverão atender as áreas de prioridade como: Segurança em IOT (internet de coisas); Tecnologia em Saúde (uso de sensores, big data, Inteligência Artificial); Soluções aplicadas em VR (realidade virtual), AR (realidade aumentada); Financeira (gestão e controle). Ressalta-se que a Agin fica aberta para receber outras propostas de interesse da UEA a serem demandadas.
"As proposta serão coletadas até 20 de outubro. Um comitê vai avaliar os projetos mais interessantes no ponto de vista estratégico e de investimentos obrigatórios em questões públicas. A lista é grande e tentaremos ter um processo definido, resumido e de maneira bem objetiva, levando em consideração os objetivos e o método de estudo, além do cronograma e a quantidade de RHs que irão participar da pesquisa", comentou Kátia.
ASSUNTOS: Agin, bolsa, CNPQ, fapeam, P&D, pesquisas, samsung, UEA, Amazonas