Profissionais da saúde denunciam Susam por gerar aglomerações em filas de ponto eletrônico
Manaus/AM - Profissionais da saúde estão denunciando nas redes sociais a Secretaria de Saúde do Amazonas (Susam) por manter o ponto eletrônico nas unidades gerando grandes filas, contrariando decreto do Governo do Estado para evitar aglomeração de pessoas. Os profissionais que estão na linha de frente de combate ao novo coronavírus afirmam que a atitude gera risco para a saúde de todos os servidores de contaminação pela Covid-19.
“Tal medida poderia ser facilmente resolvida simplesmente através do livro de ocorrência dos Setores, uma vez que nestes livros são descritos os nomes de todos os servidores e o setor no qual estiveram exercendo suas funções”, sugere um profissional.
A atitude da Susam em manter essa medida para registro da frequência gera ainda mais revolta dos profissionais, pois em outras secretarias os servidores continuam recebendo seus salários sem nenhum registro de frequência, pois muitos estão trabalhando de casa.
Os profissionais ainda relatam que próximo aos pontos eletrônicos não há dispensadores de álcool em gel abastecidos. Geralmente na troca de plantões o produto não é encontrado. Essa situação é semelhante em todas as unidades de saúde do Estado, conforme os servidores.
Um profissional também citou um exemplo ainda pior da situação, que ocorreu neste final de semana no Hospital e Pronto-Socorro 28 de Agosto, onde o ponto eletrônico teve um defeito e os servidores da enfermagem tiveram de ficar numa longa fila esperando para registrar a frequência em uma folha de papel A4, que estava na portaria, no subsolo da unidade hospitalar.
ASSUNTOS: aglomeração hospitais manaus, coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, covid-19 manaus, Manaus, Susam, Amazonas