Agosto Dourado: empresas incentivam amamentação no trabalho em Manaus
Manaus/AM - Neste mês de Agosto Dourado, que incentiva o aleitamento materno, duas empresas de Manaus dão exemplo de como é possível incentivar a amamentação no trabalho. A Samsung e a P&G criaram um espaço onde as colaboradoras lactantes podem retirar o leite, armazenar em uma geladeira e decidir se doam ou se levam para ser o alimento do bebê enquanto trabalham. A iniciativa tem o apoio da equipe da Coordenação de Saúde da Criança da Secretaria de Estado de Saúde (Susam).
O espaço foi pensado para incentivar as trabalhadoras a continuarem a amamentação, mesmo após o fim da licença maternidade, que nas empresas é de seis meses. O local está preparado para armazenar o leite em condições seguras para coleta, armazenagem e posterior doação. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é manter o aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade e como complemento até os dois anos ou mais.
Com cerca de 2 mil colaboradoras, a Samsung tem o "Cantinho da Mamãe", funcionando desde maio do ano passado. De acordo com o gerente de EHS – Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Samsung - Ricardo Turenko, a entrega do “Cantinho da Mamãe” atendeu a uma necessidade das colaboradoras. Segundo ele, a inauguração do espaço foi fundamental para a manutenção da saúde da criança e para que a mãe possa ficar tranquila no ambiente de trabalho.
“A ideia nasceu de uma necessidade identificada pelo nosso time de que algumas colaboradoras, na volta da licença maternidade, tinham dificuldade para extrair o leite e, para não deixar empedrar,
tentavam despejar o leite na pia, de maneira incorreta”, relembrou o gerente.
ASSUNTOS: Agosto Dourado, amamentação, Amazonas, Manaus, Susam, Amazonas