Braga pede providências à denúncias de abusos em colégios militares de Manaus
Manaus/AM - O senador Eduardo Braga (MDB/AM) pediu, na terça-feira (17), providências do Governo do Estado do Amazonas, da Secretaria de Estado e Educação do AM (Seduc-AM) e do Comando-Geral da Polícia Militar do Amazonas para a série de denúncias feitas por pais de alunos e estudantes dos colégios militares de Manaus. Relatos detalham casos de abusos de autoridade, assédio moral e desvio de recursos.
“É grave essa situação que vem ocorrendo nas escolas militares, principalmente na unidade da Cachoeirinha. Tenho recebido muitas denúncias. Medidas urgentes devem ser tomadas a fim de zelarmos pela qualidade do ensino, pela segurança e pela aplicação correta dos recursos”, disse o parlamentar. Confira a íntegra da manifestação de Eduardo nas redes sociais:
Na semana passada, um grupo de 90 pessoas, entre pais e professores dessas instituições de ensino, foram à Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) formalizar as denúncias. Representantes das Associações de Pais e Mestres dos Colégios Militares (APMC) relataram casos de agressão física cometidos por gestores contra professores. Eles também detalharam episódios de assédio moral e sexual contra estudantes e pais de estudantes, que seriam constrangidos em troca de vagas no colégio ou melhores notas nas avaliações escolares.
Segundo o advogado dos pais e professores, Ricardo Gomes, as acusações acontecem em pelo menos cinco das dez escolas da Polícia Militar, e envolvem desvios de recursos e contas superfaturadas.
“Juntamos todo esse pacote e hoje temos 1.134 páginas entregues ao comando do policiamento especializado do Amazonas e aguardamos respostas. O que vemos é uma falta de regras e regulamentação”, contou.
ASSUNTOS: agressões alunos, agressões professores, Aleam, colégios militares, Eduardo Braga, PM-AM, Amazonas