Compartilhe este texto

Purificadores de água por Zeólita vão abastecer comunidades no Amazonas

Por Portal Do Holanda

08/10/2019 14h17 — em
Amazonas



Pensando na necessidade econômica, social e até de saúde de milhares de ribeirinhos, que o governo do Estado, por meio da Defesa Civil do Amazonas e em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), planeja instalar cerca de 400 purificadores de água Salta-Z (Solução de Abastecimento de Água por Zeólita) nas comunidades que compõem as nove calhas do Amazonas.

Falta de saneamento e distância, que amplia ausência de políticas públicas nos municípios, motivou adotar solução Z

“O Estado, enxergando essa potencialidade [do Salta-Z], resolveu adquirir os equipamentos para poder suprir essas comunidades tão distantes, que estão tão desassistidas de políticas públicas, principalmente na questão hídrica e de saneamento de forma geral. O Salta-Z vem com essa pegada, com essa proposta”, afirma o coronel Francisco Máximo, secretário-executivo da Defesa Civil do Amazonas.

Praticidade

O filtro Salta-Z ficou popular nos últimos três anos, mas é uma tecnologia desenvolvida ao longo de 10 anos de estudos e testes, até fora do Brasil. Pensando na logística da Amazônia, e na praticidade para o ribeirinho, os técnicos da Funasa se preocuparam em montar uma ferramenta que dê independência para o morador da comunidade rural.

“Existem outras variáveis do Salta-Z que são mais automatizadas. Essa é muito mecânica, mas é feito de propósito, uma condição de que quando a Funasa se afasta daquela comunidade, o comunitário consiga resolver a parte de tubulação ou de troca, por exemplo”, explica o superintendente da Funasa no Amazonas, Wenderson Monteiro.

Para que as comunidades consigam inserir a tecnologia do filtro ao dia a dia no interior, técnicos da Defesa Civil do Amazonas qualificaram os moradores para realizar a limpeza e troca dos materiais necessários para a manutenção do aparelho.

Como funciona

Desenvolvido por técnicos da Funasa do Pará, o filtro nada mais é do que a coleta de água de um manancial, rio, lago, açude. Essa água passa través de uma bomba e leva, até a caixa d’água, sulfato de alumínio, que, por sua vez, trata da questão estética da água, dando uma boa aparência. Ele pega a sujeira, flocula, decanta, dando uma aparência melhor.

Tratamento é feito com sulfato de alumínio aplicado à água já coletada de rios ou igarapés

Ao subir para a caixa, a água fica de 30 a 50 minutos decantando e pode descer em direção ao filtro. Ao passar por ele, ela passa também por um dosador de cloro, que, ao chegar ao filtro, vai ser devidamente tratada. Essa água já vai diretamente para a torneira, então, o cloro faz esse tratamento químico da água.

Fotos: Roberto Carlos/Secom


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Água por Zeólita, defesa civil, Funasa, purificador, Amazonas

+ Amazonas