Compartilhe este texto

Fique atento aos sinais de desidratação

Por Portal Do Holanda

06/03/2017 7h19 — em
Saúde e Bem-estar


Foto: Reprodução

A desidratação ocorre quando mais fluido deixa o corpo do que é consumido. Fatores que diminuem o consumo de fluido ou aumentam a sua perda podem contribuir para a desidratação. A sede é o primeiro indicador corporal de desidratação. Para a maioria das pessoas, responder à sede efetivamente previne a desidratação. No entanto, há algumas situações a qual a sede pode não ser um indicador confiável de status de hidratação. Por exemplo, idoso podem precisar manejar conscientemente o consumo de fluido, já que a sensação de sede diminui com a idade.

A cor e a quantidade de urina que o corpo produz são bons indicadores do status de hidratação. Uma urina amarela escura ou um baixo volume urinário são sinais de desidratação. Fadiga ou sonolência podem ser sinais de desidratação. Consumir água pode melhorar os níveis de energia e alerta. A desidratação causa dor de cabeça. Na maioria dos casos, beber água pode resolver essa dor de cabeça decorrente da desidratação. Queda no vigor e elasticidade da pele são sinais de desidratação. Pele que está seca e fria pode indicar desidratação. Depleções de fluido e sódio podem levar à câimbras musculares. Consumir água é particularmente importante durante o exercício vigoroso.

A desidratação pode causar uma queda na pressão arterial, o que pode dar vertigens, fraqueza e cansaço. A desidratação severa pode causar uma queda de pressão perigosa que precise de atendimento médico. Uma falta de fluido corporal diminui o volume sanguíneo. O coração compensa a falta deste volume trabalhando mais e mais rápido para bombear o sangue pelo corpo. A desidratação pode afetar negativamente a função cerebral e causar sintomas como ansiedade, falta de concentração e confusão mental. A fim de prevenir a desidratação. Beba fluidos quando estiver com sede e os reponha quando suar muito ou estiver doente.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: água, desidratação, sinais, Saúde e Bem-estar

+ Saúde e Bem-estar