Amazonas Energia, Águas de Manaus e Net lideram reclamações
Manaus/AM - O ranking das 10 empresas que mais receberam reclamações dos consumidores de Manaus em 2019 apontou a Amazonas Energia como a líder, com 45% de queixas. O ranking foi divulgado nesta terça-feira (3) pela Secretaria Municipal de Defesa do Consumidor e Ouvidoria – Procon Manaus (Semdec).
Com base nos processos abertos por consumidores na secretaria, o ranking das empresas mais reclamadas soma 840 processos, fora as outras reclamações registradas no órgão, conforme os dados abaixo.
1º - Amazonas Energia – 382 (45%)
2º - Águas de Manaus – 200 (24%)
3º - Net / Claro – 51 (6%)
4º - Oi / Telemar – 40 (5%)
5º - Bemol – 39 (5%)
6º - Vivo –36 (4%)
7º - Uninorte – 25 (3%)
8º - Motorola – 25 (3%)
9º - Carrefour – 21 (3%)
10º - Bradesco – 21 (3%)
De acordo com o secretário da Semdec, Rodrigo Guedes, a divulgação do ranking é uma determinação do Código de Defesa do Consumidor, no seu artigo 44, e do Decreto Federal 2.181/97, que regulamenta o CDC e dispõe sobre a organização do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC), onde determina que os cadastros de reclamações fundamentadas contra empresas constituam instrumento essencial de defesa e orientação aos consumidores.
“O decreto completa o Código de Defesa do Consumidor onde devemos providenciar a divulgação periódica dos cadastros atualizados de reclamações fundamentadas contra fornecedores. Nosso objetivo é estimular com que o consumidor tenha acesso à informação na hora da contratação de serviços ou produtos destas empresas. Além disso, ao divulgar os dados, queremos motivar as empresas a melhorar seus serviços para que saiam deste ranking ‘negativo’ e melhore suas posições. Esta é, inclusive, uma determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto em que atuemos no cumprimento e na transparência da lei para tenhamos um mercado de consumo em Manaus onde todos ganham, consumidor e empresas”, declarou Guedes.
O ano de 2019 marca ainda um recorde de procura pelo órgão com 3.991 atendimentos realizados, destes, 2.139 resultaram em audiências de conciliação com acordos entre consumidor e empresas. Um total de 243% de aumento em relação ao ano de 2018. As audiências representam ainda 63% das atividades do Procon.
Veja também
ASSUNTOS: águas de manaus, Amazonas Energia, claro, Manaus, NET, Prefeitura de Manaus, reclamações Manaus, Semdec, Amazonas