Compartilhe este texto

Testagem de HIV será realizado em Unidade Móvel de Saúde

Por Portal Do Holanda

08/01/2016 21h44 — em
Amazonas



 Com o objetivo de diminuir os casos de Aids até 2020, preconizado na “Declaração de Paris”, pelo fim da epidemia em todo o mundo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), irá reforçar as estratégias de combate à doença. Uma das ações é a Unidade Móvel de Testagem de HIV por fluido oral e da gota de sangue, além de orientações sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), que irá percorrer pontos estratégicos, como de encontro de jovens, em horários diferenciados, à noite e aos fins de semana para a realização dos testes rápidos e distribuição de preservativos.

A “Declaração de Paris” foi assinada em dezembro do ano passado pelo prefeito Arthur Neto, confirmando o empenho do município em acelerar a resposta para alcançar as metas 90-90-90 do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/AIDS que almejam que 90% das pessoas vivendo comHIV/AIDS conheçam seu diagnóstico; que 90% das pessoas que sabem de sua soropositividaderecebam tratamento antirretroviral; e que 90% das pessoas que estão em tratamento tenham sua carga viral suprimida, mantendo-se saudáveis e reduzindo o seu risco de transmissão do HIV.

Índices em Manaus

Em 2015, foram notificados em Manaus 1.403 casos, 138 a menos que em 2014, o que aponta uma diminuição de 8,9%. Houve, porém, um aumento de 21,3% entre jovens de 15 a 19 anos, informou o secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão Neto.

A utilização dos testes rápidos permite atender à crescente demanda pelo diagnóstico de agravos relevantes à saúde publica, visto que sua utilização aumenta a agilidade da resposta aos indivíduos e permite seu rápido encaminhamento para assistência médica e início de tratamento. 

Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: aids, HIV, Manaus, teste hiv manaus, Amazonas

+ Amazonas