Igarapés de Manaus continuam a ter serviço de dragagem
Manaus/AM - Mesmo com a chegada do verão, a Prefeitura de Manaus está mantendo o trabalho de dragagem e desassoreamento de igarapés em sete pontos das zonas Norte, Leste e Sul de Manaus. O trabalho é preventivo, para evitar que durante o inverno, que se estende por um período de seis a sete meses de intensas chuvas, ocorra problemas de alagamentos, enxurradas e deslizamentos de terras.
Só no primeiro semestre deste ano, foram cerca de 18 quilômetros de dragagem em igarapés, contemplando os bairros e comunidades do Valparaíso, Jorge Teixeira, Parque das Laranjeiras, Parque São Pedro, Aristocrático, Santa Marta, Rio Piorini, Nova Esperança, União da Vitória e Bairro Novo.
“Estamos novamente no verão e, mais uma vez, Manaus passou pelo inverno rigoroso sem grandes sobressaltos, com redução drástica de alagações ou desabamentos, o que era comum antes de nossa gestão”, afirmou o prefeito Arthur Virgílio Neto. “Isso se deve ao grande esforço que estamos fazendo ao longo dos últimos oito anos para dar saneamento básico e resiliência à cidade, com obras de envergadura em dragagem de igarapés, drenagem profunda e superficial e contenção de encostas”, avaliou.
Nesta semana, os trabalhos de recuperação de igarapé continuam sendo executados em sete pontos da cidade: Santa Etelvina, Bairro Novo, Fazendinha, São José Operário, Parque Riachuelo, Mindu e Buriti.
Mauazinho
Um exemplo do esforço realizado pela Prefeitura de Manaus é o que vem sendo executado na rua Manoel Ribeiro, do bairro Mauazinho, zona Sul, onde a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) está implantando quase 200 metros de drenagem profunda. Os serviços irão conter uma área de voçoroca que ocasionou a desmoronamento de parte da via. Após a finalização da rede de drenagem, serão realizados os serviços de terraplanagem, drenagem superficial e pavimentação.
Veja também
ASSUNTOS: ALAGAMENTOS, chegada do verão, dragagem, enxurradas, igarapés de manaus, Amazonas