Deputado do Amazonas pede urgência na desinfecção de presídios para evitar coronavírus
Manaus/AM - O deputado federal Alberto Neto (Republicanos/AM) apresentou uma Indicação na Câmara dos Deputados, na última terça-feira (3), pedindo urgência ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, na desinfecção de presídios brasileiros. A intenção é resguardar detentos, servidores e familiares de contágio de doenças virais, como o novo coronavírus (Covid-19).
"A desinfecção é medida urgente que se impõe ao Sistema Penitenciário no País, como forma preventiva e eficaz de combate aos agentes biológicos que rodeiam o ambiente prisional. Os detentos, os reeducandos, os servidores e as famílias que visitam o Sistema Penitenciário e Unidades Socioeducativas encontram- se em situação de extremo perigo de contágio, além de serem potenciais agentes transmissores, quando a doença infecciosa ultrapassa os muros dos presídios e das unidades", destacou Alberto Neto.
No documento encaminhado ao ministro, Alberto Neto cita o Instituto Penal Antônio Trindade (Ipat) como exemplo de unidade prisional em condições precárias em relação ao saneamento básico, oferecendo grande risco de propagação de doenças infecciosas.
“As enfermarias, as salas de tratamento e apoio médico devem estar absolutamente higienizadas e desinfetadas como forma preventiva e estabilizadora de potenciais doenças infectocontagiosas entre outras doenças transmissíveis por contato, a exemplo, a atual CONVID-19 (Corona Vírus)”, salientou o deputado.
Veja abaixo a Indicação apresentada pelo deputado:
Clique para baixar arquivoVeja também
ASSUNTOS: alberto neto, coronavírus Brasil, coronavírus Manaus, deputado amazonas, ipat, Manaus, presídios, sergio moro, Amazonas