Educação fiscal sobre incentivos da ZFM é apresentada pela Suframa
A capacitação de pessoal com vistas a aprimorar o conhecimento acerca dos incentivos administrados pela Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) no Acre pautou a participação da equipe técnica da autarquia durante a Semana de Educação Fiscal & Incentivos da Amazônia Legal, realizada entre os dias 22 e 26 de julho na Área de Livre Comércio (ALC) de Brasileia e Epitaciolândia. O evento foi voltado, principalmente, para microempreendedores individuais, microempresários, empresários de pequeno porte, artesãos e potenciais empreendedores, dentre outros.
A iniciativa faz parte de um projeto sobre educação fiscal junto aos empresários - desenvolvido no Estado do Acre - com atuação em três eixos locais: Rio Branco, Cruzeiro do Sul e Brasileia/Epitaciolândia. Realizado em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Acre (Fecomércio-AC), o projeto visa a abordar assuntos como o cadastramento de empresas (pré-requisito para o usufruto de benefícios concedidos a áreas incentivadas do modelo Zona Franca de Manaus); diferenças entre Amazônia Ocidental (Amoc), Áreas de Livre Comércio e Zona Franca Verde (ZFV); e quais os diferenciais tributários praticados na área de abrangência da Suframa.
Nesta primeira etapa, a ALC de Brasileia e Epitaciolândia recebeu os técnicos da Suframa para tratar dos temas elencados no projeto. Para o superintendente adjunto de Operações da autarquia, Luciano Tavares, essa é uma oportunidade relevante para o que se propõe a nova gestão da Suframa. "Esse é um momento importante para todos nós que estamos engajados na missão de resgatar o protagonismo da Suframa como um dos mais importantes órgãos federais desta região. A parceria com o Sebrae para promover ações deste tipo nos permite minimizar possíveis dúvidas sobre os incentivos administrados no Acre e, desta forma, poderemos atuar de forma mais eficiente junto a empresários, investidores e empreendedores que buscam exercer suas atividades no Estado. Todos saímos ganhando, em especial a sociedade, pois serão gerados renda e empregos", destacou.
ASSUNTOS: ALC, Brasileia e Epitaciolândia, sebrae, Suframa, Zona Franca Verde, Amazonas