Consumo de álcool estimula o apetite e aumenta risco de obesidade
A afirmação foi feita por um grupo de pesquisadores do Instituto Francis Crick, e publicada na revista “Nature Communications”. Os cientistas constataram através de testes que o álcool ativa neurônios que estimulam o apetite. Isso justificaria os famosos petiscos que as pessoas costumam “beliscar” enquanto bebem.
Segundo um dos principais responsáveis pelo estudo, Denis Burdakov, a nova descoberta é importante para entender como o álcool atua no organismo e que meios podemos usar para controlar a obesidade.
Pra Ian Gilmore, um dos dirigentes da Aliança Álcool Saúde do Reino Unido, a questão vai mais além. Ele destaca que o consumo de álcool pode não só a quantidade como também a qualidade dos alimentos ingeridos modificando sua composição natural:
“O álcool é responsável por mais de 60 doenças, e pessoas que bebem estão em uma situação ainda mais arriscada se combinam a ingestão de bebida com o consumo excessivo de comida. Quando as pessoas bebem, estão mais propensas a escolher alimentos que não são saudáveis — alerta. — O álcool e a obesidade causam 90% das mortes relacionadas ao fígado”, explica ele.
ASSUNTOS: álcool, apetite, obesidade, Saúde e Bem-estar