Dirigir sob efeito de álcool leva à apreensão de CNHs e aplicação de multas
No último final de semana, o Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) multou 34 motoristas que estavam dirigindo sob efeito de álcool. Oito foram presos em flagrante por apresentarem índice de 0,34, ou mais, miligramas de álcool por litro de ar expelido. A fiscalização da Lei Seca ocorreu entre a noite de sexta-feira (11) e a madrugada desta segunda-feira (14/10), em Manaus. As ações ocorreram nas avenidas Max Teixeira, zona Norte; Professor Nilton Lins, em frente ao Aeroclube; e Autaz-Mirim, zona Leste da capital.
Detran AM aplicou 190 multas nas fiscalizações efetivadas entre sexta-feira e a madrugada de segunda
Durante as abordagens, foram recolhidas 38 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e 31 Certificados de Registro de Licenciamento Veicular (CRLV), e foram aplicadas 190 multas pelas mais diversas infrações, entre elas veículos com licenciamento em atraso, condutores sem CNH, motociclistas sem capacete, veículos em mau estado de conservação e outras. Ao todo, 46 veículos foram recolhidos ao parqueamento do órgão por irregularidades, sendo 17 carros e 29 motocicletas.
Cerca de 470 motoristas foram submetidos aos testes de alcoolemia (bafômetro). Caracteriza crime e leva o condutor à prisão o índice de álcool de 0,34 ou mais miligramas de álcool por litro de ar expelido. A pena pode variar em detenção de seis meses a três anos. Quando a quantidade de álcool for abaixo de 0,33 mg/l, o condutor é autuado, tem CNH retida, é multado e responde processo administrativo no órgão de trânsito.
Foram abordados 708 veículos durante a operação, e 17 pessoas conseguiram realizar o pagamento in loco de débitos referente aos veículos pelo “Pagamento Itinerante” e não tiveram seus automóveis retidos.
Além das equipes do Núcleo Especializado em Operação de Trânsito (Neot) do Detran-AM, as fiscalizações contaram com apoio da Polícia Civil e Polícia Militar, por meio do Batalhão de Trânsito da Polícia Militar (BPTran).
Os veículos recolhidos foram removidos para o Parqueamento do Detran-AM, localizado no bairro Planalto, zona Centro-Oeste de Manaus, até que os proprietários regularizem as pendências.
Lei Seca
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a multa para quem dirige embriagado é de R$ 2.934,70. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.
Foto: Mateus Nogueira/Detran AM
ASSUNTOS: alcoolemia, BAFÔMETRO, blitz, CNH, CRLV, Detran AM, Infrações, licenciamento, Amazonas