Aldeia indígena recebe atendimentos socioassistenciais em Manaus
Manaus/AM- Aproximadamente 100 indígenas da aldeia Waikiru e ribeirinhos que vivem à margem do rio Tarumã, localizado no bairro de mesmo nome, na zona Oeste, receberam orientações e atendimentos médicos e socioassistenciais na terceira edição da “Caravana da Cidadania Indígena”, na manhã desta quarta-feira, 03/05.
A caravana foi organizada pelo Departamento de Direitos Humanos (DDH) da Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Direitos Humanos (Semmasdh) e teve o objetivo de levar orientações, informações, encaminhamentos e serviços voltados para o acesso aos programas sociais aos índios do município de Manaus.
A caravana integrou diversas secretarias municipais que levaram serviços e orientações de toda rede socioassistencial da Prefeitura de Manaus para a comunidade indígena. No total, 315 serviços e orientações foram ofertados aos indígenas e ribeirinhos por meio das Secretarias Municipais de Saúde (Semsa), Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Juventude Esporte e Lazer (Semjel), Limpeza Pública (Semuslp) e Semmasdh.
No Cadastro Único (CadÚnico) foram cadastrados 48 indígenas e ribeirinhos, seis emissões de certidão de nascimento, cinco carteiras de identidade, 13 atendimentos jurídicos, 74 atendimentos médicos, com distribuição de medicamento, 30 coletas de sangue para exame de malária, 14 vacinações, distribuição de 80 mudas frutíferas e ornamentais, 45 atendimentos de embelezamento, sendo corte de cabelo e design de sobrancelhas, além de diversas atividades lúdicas e orientação nutricional.
ASSUNTOS: aldeia indígena, Caravana da Cidadania Indígena, Manaus, Amazonas