Aleam adia para sexta-feira votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias
Manaus/AM - O presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Josué Neto (PSD), e a 2° vice-presidente da Casa, Dra. Mayara Pinheiro (PP), em coletiva após reunião com o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Alex Del Giglio, anunciaram que a votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e mensagens do governo será realizada na sexta-feira (12), devido à necessidade de se deliberar, conversar e entender as matérias apresentadas pelo Governo do Estado em apreciação na Aleam. De acordo com Josué Neto, o tempo para apreciar e discutir essas matérias foi considerado pelos demais deputados como muito curto, por isso, a necessidade de mais um dia.
Josué explicou que as matérias chegaram à Aleam na terça-feira (9) à tarde, por isso muitas dúvidas foram levadas à reunião desta quarta-feira (10), mas não foram 100% sanadas, sendo esse o motivo de se ter solicitado mais um dia de debates e apresentação de documentos. A última sessão do semestre estava prevista para amanhã, quinta-feira (11), mas para um melhor entendimento e embasamento dos projetos a reunião será estendida até sexta-feira (12).
Segundo Josué, cerca de 7 matérias chegaram para discussão tratando, principalmente, da questão do frágil momento econômico que passa o Estado, com proposta de remanejamentos e desvinculações. Esses projetos estão no Portal da Transparência da Aleam. “Os projetos estão sendo debatidos e todos precisam de informações técnicas, com apresentação de números que ainda deverão chegar à Casa para maior entendimento dos deputados. A maioria desses números ainda não está sob a posse do secretário”, disse Josué.
Assinalou Josué Neto que esses números dizem respeito aos deputados ligados à área de Saúde, caso da deputada Mayara (PP); dos municipalistas, a exemplo do deputado Belarmino Lins (PP); e, aos ligados ao serviço público. “As discussões passam por desvinculações de orçamentos na área de Produção, do Fundo de Turismo e Interiorização (FTI) que será reposicionado em seus devidos índices, aumentado a participação dos municípios na área da Saúde, mas também elevando sua utilização na área de custeio da máquina pública, ou seja, questões técnicas que serão dadas pelo secretário Alex Del Giglio”, observou Josué.
ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, governo do amazonas, josué neto, LDO, Manaus, Amazonas