Amazonas Energia quer usar ponte Rio Negro para evitar apagões
Manaus/AM - Em reunião técnica realizada nesta sexta-feira (2) pela Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC-Aleam), a empresa Amazonas Energia apontou o uso da estrutura da ponte Rio Negro como solução definitiva para o fim dos apagões nos municípios de Iranduba e Manacapuru.
O diretor técnico de operações da Amazonas Energia, Eduardo Xerez, informou que há um projeto em estudo para que sejam instalados cabos ao longo da passarela da ponte, levando energia de Manaus para Iranduba e Manacapuru.
“Para que a instalação dos dois circuitos seja viável é necessária a anuência do projetista da ponte, que é de São Paulo, e da autorização da Secretaria de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Manaus (SRMM). Essa seria uma solução definitiva para o fim dos apagões. Seriam os dois circuitos e mais o subaquático que será recuperado”, informou Xerez.
Responsável pela SRMM, o secretário de Estado de Infraestrutura (Seinfra), Carlos Henrique, afirmou que já houve uma reunião com a Amazonas Energia para viabilizar a implementação do plano de contingência da empresa.
“Colocamos a estrutura da ponte à disposição da empresa para que a gente tenha um plano de redundância, uma solução definitiva para os apagões”, detalhou o secretário, ao comentar que um plano provisório, já utilizando a estrutura da ponte, deve ser implantado a partir da próxima semana pela concessionária.
ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, Amazonas Energia, apagão iranduba, Manacapuru, Manaus, seinfra, srmm, Amazonas