Compartilhe este texto

CPI da Saúde colhe assinaturas suficientes para ser aberta na Assembleia Legislativa do Amazonas

Por Portal Do Holanda

14/05/2020 15h14 — em
Amazonas


Foto: Divulgação

Manaus/AM - A abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, que deve investigar os atos na pasta entre os anos de 2011 até 2020, obteve as assinaturas suficientes para ser criada na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Eram necessárias assinaturas de oito deputados e nesta quinta-feira (14) o objetivo foi alcançado. 

O deputado Felipe Souza foi o último a assinar o documento, além dele também assinaram Péricles Nascimento, autor da proposta, Wilker Barreto, Sinésio Campos, Dermilson Chagas, Fausto Júnior, Serafim Corrêa e Josué Neto. Com as oito assinaturas, agora a proposta de abertura da CPI da Saúde será protocolada e a expectativa é que na semana que vem as investigações comessem. 

O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, informou durante a sessão de hoje quem vai compor a CPI. O deputado Péricles será o presidente da comissão, Fausto Júnior, o relator, os membros titulares serão os deputados Saullo Vianna, Felipe Souza, Wilker Barreto e como suplentes, Carlinhos Bessa, Joana Darc e Serafim Corrêa. 

A ideia de abertura da CPI na área da Saúde do Amazonas surgiu após as denúncias de sobrepreço na compra de 28 respiradores realizadas pelo Governo do Estado, autorizada pela Secretaria de Saúde (Susam), no valor de R$ 2,9 milhões.

Na última quarta-feira (13), o Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) indicou que ocorreu o sobrepreço e recomendou a suspensão dos pagamentos pela compra dos respiradores e a devolução dos valores já pagos para a empresa FJAP e Cia Ltda. 

Na mesma decisão, o TCE solicitou o afastamento da secretária de saúde, Simone Papaiz, pela desobediência em não prestar esclarecimentos ao tribunal sobre a compra superfaturada. Ela ainda foi multada em R$ 75 mil pelas graves infrações. 

Apesar disto, alguns deputados se negaram a assinar o documento, condicionando o apoio apenas se a investigação fosse ampliada para governos anteriores, sugestão que foi acatada pelo autor do pedido de CPI, deputado Péricles Nascimento. 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Aleam, compra respiradores amazonas, cpi saúde amazonas, governo amazonas, Manaus, Susam, tce-am, Amazonas

+ Amazonas