Assembleia e Governo trabalham juntos para solucionar problema dos enfermeiros e técnicos terceirizados
Manaus/AM - O pagamento das empresas terceirizadas da saúde, responsáveis pela contratação de enfermeiros e técnicos em enfermagem, vai ser antecipado para os dias 20 deste mês e 20 de dezembro, pelo governo do Amazonas. A informação foi anunciada na manhã desta terça-feira (12), durante sessão na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), pela presidente da Comissão de Saúde e Previdência da Casa, deputada Mayara Pinheiro (PP).
De acordo com a parlamentar, a proposta discutida na reunião com representantes de 11 prestadoras desses serviços, realizada na última sexta-feira (8), é uma resposta ao trabalho desenvolvido entre governo e Assembleia. A antecipação do pagamento destas duas competências foi solicitada, para que as empresas pudessem dar uma contrapartida maior aos servidores.
“Desde o início do ano temos trabalhado para resolver os problemas da saúde. Em dez meses, já tivemos algumas conquistas como o remanejamento do FTI exclusivo para o interior. Inclusive, já está na pauta de dezembro, a discussão pelo fim da terceirização, inclusive com o compromisso por parte do governo, de absorver estes servidores que já tem um conhecimento da área”, ressaltou Mayara.
Promessa de greve geral
Os terceirizados da Susam prometem realizar greve geral, com paralisação de 70% dos serviços realizados nas unidades de saúde de Manaus caso os pagamentos de salários atrasados não sejam antecipados, como prometeu o governo. Existem casos de funcionários que estão há sete meses com os salários atrasados. A categoria teme que não receba o 13º salário neste ano. Uma reunião foi convocada para esta próxima quarta-feira (13), para definir sobre a deflagração da greve.
Veja também
ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, governo do amazonas, greve saúde, Manaus, Mayara Pinheiro, terceirizados Susam, Amazonas