Deputado denuncia falta de cilindros de oxigênio em hospital de Envira
Manaus/AM - A falta de cilindros de oxigênio no município de Envira, no interior do Amazonas, foi denunciada pelo deputado João Luiz (Republicanos), em sessão virtual da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (14). O parlamentar solicitou à Secretaria de Estado de Saúde (Susam) que tome providências para garantir a disponibilidade dos itens para a Unidade Hospitalar Evaristo Rates da Silva (UH).
“Há a necessidade de se ampliar para, ao menos, 35 cilindros, a fim de garantir a disponibilidade de 20 cilindros dentro da UH. Isso porque o quadro atual de pandemia requer, no mínimo, a oferta de oxigenoterapia e, infelizmente, a unidade hospitalar não dispõe desse insumo de forma segura a concluir um tratamento de Covid-19. Por isso, solicito à Susam que viabilize esse equipamento o quanto antes”, justificou o Republicano.
João Luiz ressaltou, ainda, que por questões geográficas há uma dificuldade enorme de provimento dos cilindros disponíveis na unidade hospitalar. “A logística de abastecimento leva em torno de 40 dias no verão. E isso impacta diretamente na falta desse insumo, por diversas vezes, em Envira. E por conta desse ciclo de reabastecimento, enquanto 15 estão em deslocamento para capital, a unidade só pode contar com 10 ou 12 cilindros, em média. Por isso, peço urgência à Susam para providenciar esses insumos o mais breve possível”.
Com base nos dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município de Envira tem uma população idosa acentuada, o que demonstra que a cidade carece de atenção especial, pois quase sempre exigirá oxigenoterapia, ainda mais, levando em consideração, esse cenário de pandemia. “Infelizmente, a quantidade de cilindros disponível, hoje, é insuficiente para atender a demanda do município com 20 mil de habitantes”, concluiu.
Veja também
ASSUNTOS: Aleam, deputado João Luiz, Envira, falta cilindros oxigenio, hospital envira, Manaus, Susam, Amazonas