Deputados solicitam a Bolsonaro intervenção federal na saúde do Amazonas
Manaus/AM - Deputados da Assembleia Legislativa do Amazonas, liderados pelo presidente da Casa, deputado Josué Neto, apresentaram uma solicitação de invenção federal na saúde do Amazonas ao presidente da República Jair Bolsonaro. O pedido foi encaminhado nesta segunda-feira (20) para o Gabinete da Presidência.
No pedido, os deputados destacam o aumento expressivo dos casos de Covid-19 e óbitos causados pela doença no Amazonas. Os deputados também citam que o sistema de saúde colapsou e pode se verificar que o “planejamento e execução da gestão da saúde em nosso Estado ocorre de forma desordenada e ineficiente”.
O não atendimento do pedido de esclarecimentos da secretário de saúde do Amazonas, Simone Papaiz, para ir até a Aleam informar as medidas de enfrentamento à Covid-19 também é posta como um exemplo para necessidade da intervenção.
“Não há necessidade de aguardar um quadro de guerra civil para que ocorra a intervenção. É bastante que um quadro de transtorno da vida social, de proporções dilatadas, se instale duradouramente, e que o Estado-membro não queira ou não consiga enfrentá-lo de forma eficaz, para que se tenha o pressuposto da intervenção”, texto do pedido.
Veja o documento completo solicitando a intervenção federal:
Clique para baixar arquivoVeja também
ASSUNTOS: Aleam, coronavírus amazonas, coronavírus Manaus, COVID-19, covid-19 manaus, intervenção federal saude amazonas, josué neto, Manaus, Amazonas