Diretor do Musa é homenageado como cidadão do Amazonas na Aleam
Manaus/AM - Nesta quarta-feira, 21 de agosto, a ciência será enaltecida na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). O diretor do Museu da Amazônia (Musa) e incansável na preservação da floresta amazônica, professor Ennio Candotti receberá o título de Cidadão Amazonense. A proposta é do deputado estadual Serafim Corrêa. O físico ítalo-brasileiro explica que adotou o Amazonas e a Amazônia “para aprender a ler, escrever e contar na imensa biblioteca da floresta”.
Quem é o homenageado
Ennio Candotti nasceu em Roma, Itália, em 1942. Veio para o Brasil com a família em 1952 e se naturalizou brasileiro em 1983. Formou-se em física em 1964 pela Universidade de São Paulo (USP). Como professor de física, lecionou nas universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ), do Espírito Santo (UFES) e do Amazonas (Ufam) e na Universidade do Estado do Amazonas (UEA).
Ennio Candotti foi editor das revistas Ciência Hoje, entre 1982 e 1996, e Ciência Hoy (Argentina), em 1988. Por quatro mandatos foi eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e em 1999 foi declarado presidente de honra. Candotti também recebeu em 1998, da Unesco, o Prêmio Kalinga para popularização da Ciência.
Atualmente é diretor do Museu da Amazônia, criado em 2009 em Manaus, dentro da Reserva Florestal Adolpho Ducke, considerada o maior espaço de floresta em área urbana do mundo com 10 mil hectares. É casado com Maria Elisa da Costa Magalhães, também física; com quem tem um filho, o sociólogo Fabio Magalhães Candotti.
A sessão especial de entrega do título de Cidadão Amazonense inicia às 13h no plenário Ruy Araújo.
ASSUNTOS: Aleam, amazônia, Ennio Candotti, floresta amazônica, musa, preservação, Amazonas