Evento em Manaus debate impactos da reforma tributária sobre Zona Franca
O Conselho Regional de Economia do Amazonas (Corecon-AM) prepara, em parceria com a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), um debate sobre a Reforma Tributária e seus impactos no modelo da Zona Franca de Manaus. O evento está sendo organizado para os próximos meses e pretende envolver diretamente os atores responsáveis pela reforma em nível nacional. São esperadas as presenças de representantes do Senado e da Câmara Federal, além do próprio relator da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da reforma tributária que tramita em comissão especial na Câmara, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB).
“Precisamos fazer com que o Brasil entenda, de uma vez por todas, o que representa o modelo Zona Franca para a região e que a continuidade desse modelo passa pela valorização da Amazônia. A sua permanência é uma questão de entendimento da importância do potencial da biodiversidade que é preservada ao incentivarmos a indústria”, afirmou o presidente do Corecon-Am, Francisco de Assis Mourão Júnior.
O presidente da Aleam, deputado Josué Neto, que também é economista, afirmou que é papel da instituição promover um amplo debate a fim de garantir os interesses do Estado do Amazonas no contexto da reforma tributária. “Vamos fazer o maior evento de economia da região, reunindo especialistas e todos os atores envolvidos nesse processo. Será um grande evento com a participação de pessoas qualificadas e cenário econômico brasileiro”, afirmou.
Opinião pública
Josué Neto destacou a presença de entidades como a Federação das Indústrias do Amazonas (Fieam) e o Centro da Indústria do Estado do Amazonas (Cieam), além de parlamentares da bancada do Amazonas no Senado e na Câmara, bem como o economista Márcio Roland, professor da escola de economia da FGV-SP.
“Vamos fazer este evento do zero e com a parceria do Corecon-Am, que é uma instituição que tem papel fundamental de aportar conhecimento no contexto da economia do Amazonas. Será um evento de extrema importância pra formação de opinião dos representantes em Brasília e também da sociedade local. A ZFM é maior modelo de preservação ambiental do mundo. Os mais de 90 mil trabalhadores empregados na ZFM não precisam destruir para produzir. É uma indústria que utiliza equipamentos menos poluentes e tecnologia avançada”, completou.
Foto: Divulgação/Corecon-AM
ASSUNTOS: Aleam, Corecon AM, debate, reforma tributária, zona franca de manaus, Amazonas