Juíza decreta inelegibilidade de deputada no Amazonas
Manaus/AM - A deputada estadual Joana Darc (PL), atual líder do governo na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), pode perder o seu mandato devido a ser declarada inelegível por decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazons (TRE-AM), divulgada nesta quarta-feira (21). Joana Darc foi condenada a inelegibilidade pela sua eleição como vereadora em 2016, onde o TRE detectou fraude cometida pelo seu partido, o Partido da República (PR).
A fraude seria com a candidatura fake de Ivaneth Alves da Silva. Ivaneth denunciou ao Ministério Público Eleitoral (MPE) de que sua candidatura não havia sido autorizada. Para o MPE, a inclusão dela foi para cumprir com a cota de representatividade feminina nas eleições, então fraudou a candidatura para que não fosse excluído do processo eleitoral.
Em decisão da juíza eleitoral Kathleen Gomes, na última terça-feira (19), foram cassados os mandatos de todos os candidatos eleitos e dos suplentes do PR nas eleições de 2016, e também os declarou inelegíveis por 8 anos. Assim, Joana Darc acabou sendo condenada, pois foi eleita pelo PR, que hoje se chama Partido Liberal (PL). Além dela, Liliane Araújo, Fred Mota, Claudiomar Proença, Mirtes Sales e Edson Bentes também foram condenados a inelegibilidade.
Veja parte da decisão:
ASSUNTOS: Aleam, Amazonas, Câmara Municipal, cmm, eleições 2016, Manaus, TRE-Am, vereadores cassados, Amazonas