Queda no preço dos combustíveis depende da presidência e redução de impostos, diz Wilson
Manaus/AM - O governador do Amazonas Wilson Lima foi recebido com protestos de motoristas de aplicativos na manhã desta terça-feira (4), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que reivindicam ações do Estado para redução no preço dos combustíveis. O gestor declarou que a queda nos preços depende de uma conversa com a presidência da República e uma discussão técnica sobre composição tributária.
O governador explicou ainda que o ICMS arrecadado em cima dos combustíveis corresponde a 20% dos tributos do Estado, sendo que 25% deste valor são repassados para os municípios do interior. Segundo Wilson, alguma alteração neste setor vai gerar impacto em investimentos.
"O que nós defendemos é uma conversa com a presidência e uma discussão profunda, técnica com os nossos secretários de Fazenda, sobre como é que a gente pode fazer essa composição tributária para que, efetivamente o preço do combustível possa baixar, levando em consideração ICMS, PIS/Cofins e Cide, que são tributos do Governo Federal. Importante também considerar que quem estabelece preço é a Petrobras. Então é preciso chamar todos esses atores para sentar e entender como que pode caminhar nesse sentido”, declarou o governador.
Veja também
ASSUNTOS: Aleam, aumento preços gasolina, governo do amazonas, Manaus, preço combustíveis Manaus, preço gasolina Manaus, wilson lima, Amazonas