Secretário de saúde deve explicar na Aleam 'terceirização' do Hospital 28 de Agosto
Manaus/AM - A possível decisão do governo do Amazonas de privatizar o Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto motivou a convocação do secretário de saúde, Rodrigo Tobias, para explicar esse procedimento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). A ideia de chamar o secretário partiu do deputado Wilker Barreto (Podemos).
No dia 17 de fevereiro, o governo realizou chamamento público para contração de uma Organização Social (OS) para gerenciar o 28 de Agosto. Um contrato deve ser firmado neste mês.
Wilker frisou que o secretário precisa ir ao Legislativo para explicar as razões do governo para implementar uma OS para gerenciamento do 28 de Agosto, uma vez que a referência que se tem no Estado é o HPS Delphina Aziz, que adotou a terceirização, porém está há 10 meses funcionando com apenas 37% de sua capacidade e começa a ficar com a estrutura comprometida.
“Questionei do secretário sobre o projeto básico, que possa explicar melhor essa proposta do Governo em transformar o hospital 28 de Agosto em OS. Não se discute a legalidade, mas é preciso saber se é cumprido um dos princípios da administração pública, que é a eficiência. Espero que até semana que vem ocorra essa reunião para que o secretário convença esta Casa e a sociedade se o modelo de OS é mais eficiente e econômico”, explicou Barreto.
Veja também
ASSUNTOS: Aleam, governo do amazonas, Manaus, privatização 28 de agosto, Susam, Wilker Barreto, Amazonas