‘Eu não tenho dúvidas da participação de Alejandro’, diz promotor sobre caso Flávio
Manaus/AM - Os promotores Igor Staling, Ednaldo Medeiros e Armando Gurgel que acompanharam o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão na manhã dessa quarta-feira (11), deram detalhes da ação em uma coletiva de imprensa realizada na sede do Ministério Público. Eles fizeram questão de afirmar que a participação de Alejandro no crime já é dada como certa:
"Eu não tenho dúvidas da participação de Alejandro. Eu acompanhei o trabalho da doutora Marília e do Paulo Martins e elas são precisas quanto a isso”. diz Igor Stanling. A defesa de Alejandro rebate que promotor não tem provas para fazer tal afirmação.
Igor esclareceu que os mandados foram cumpridos hoje ocorreram na casa de Paola Valeiko, irmã de Alejandro e de um policial militar que teria ligação com os suspeitos do crime.
De acordo com o promotor, nas duas casas foram recolhidos celulares, computadores, documentos e dinheiro. A quantia ainda não foi somada, mas Staling explica que o mandado determina que qualquer quantia acima de R$ 2 mil fosse apreendida. No decorrer da coletiva, os promotores ainda explicaram como chegaram aos alvos das busca de hoje:
“Foi um crime contra a vida, essa investigação mais técnica buscar trazer o que de fato aconteceu naquele dia entre eles. Eles podem ser caminho para solucionar o crime com alguma informação que podem trazer materialidade. O MP quer apurar o que ocorreu naquele dia e exaurir todos os meios técnicos para excluir aqueles que não tenha participado e punir terceiros que eventualmente tenha participado do crime”, explanou Igor.
“Ednaldo ainda pontuou a determinação dos mandados e o papel deles no processo: As investigações geram os mandados, mas tanto novas buscas e ou encerramento dessas vai depender do que foi apreendido.”
Sobre o indiciamentos dos acusados, os promotores elogiaram o trabalho da Pc e afirmam que o trabalho foi muito preciso e minucioso. Eles explicaram que por conta das contradições apresentadas nos depoimentos dos envolvidos e nas investigações, alguns procedimentos pendentes são fundamentais para consolidar ainda mais o caso, como a reconstituição do crime:
“Tem muita versão contraditória, tem quer ser apurada pela Polícia Civil. Há uma grande importância na reconstituição, a contradição porque você pode não ter certeza da verdade, mas terá certeza da mentira, por isso, ela é tão importante", diz Staling.
Igor encerrou fazendo um resumo da operação e afirma que outros procedimentos ainda podem ter desdobramentos:
“Faltam alguns laudos, DNA, material genético encontrado em uma roupa que foi colhido na frente dos advogados. A gente aguarda o laudo da PC, a gente aguarda que seja confeccionado e chegue nas nossas mãos. A gente aguarda o laudo da PC, a gente aguarda que sehja confeccionado e chega nas nossas mãos. Mesmo apresentando denúncia não significa que depois não passar haver questão relacionadas ao caso que implique outras pessoas dentro do processo ou resultando em outro”.
Veja também
ASSUNTOS: alejandro valeiko, busca e apreensão, caso flávio, irmã de Alejandro, morte de engenheiro, MP mandados, Paola Valeiko, polícia Manaus, Policial militar, Policial