Alergia ou intolerância ao leite? Entenda a diferença
Se tem uma coisa que a maioria das pessoas aprecia é tomar um copo de leite quentinho, sobretudo naqueles períodos de frio gostoso, porém, nem todo mundo pode ter esse privilégio. Existem pessoas que precisam manter distância da bebida ou de qualquer derivado dela como queijos, iogurtes, requeijão, manteiga e etc. Geralmente elas apresentam algum tipo de resistência as proteínas ou açúcares contidos no leite, como é o caso de quem tem alergia e intolerância.
É importante saber contudo, que os dois problemas são diferentes e os tratamentos também. Quem tem alergia, por exemplo, tem uma reação quase instantânea a qualquer contato ou pequena ingestão da bebida ou de seus derivados. Essa reação é contra as proteínas que fazem parte do leite, caseína, alfa-lactoalbumina, beta-lactoglobulina, consumí-las pode acarretar sérios problemas como irritação na pele, vômito, inchaço na boca e glote.
Há também um outro grupo que deve evitar o leite, mas para este, em muitos casos reduzir a quantidade já ajuda bastante, como explica o nutricionista Igor Oliveira, do Hapvida Saúde:
“Pessoas que possuam intolerância a lactose devem reduzir ou evitar o consumo. Já que se consumido pode causar muito desconforto gástrico e intestinal, além de gases”.
Nesse caso, a rejeição não é a proteína do leita em si, mas a dificuldade de quebrar o açúcar conhecido como lactose. Essa deficiência se dá quando a lactase, enzima que digere a lactose não é produzida na quantidade ideal pelo organismo.
Por isso, uma opção para repor o cálcio que o corpo precisa para se desenvolver, a solução para essas pessoas é consumir bastante vegetais e peixes como destaca Igor: “vegetais verdes escuros (acelga, rúcula, espinafre, couve, sementes e etc), porém, essa ingestão de vegetais dever ser aumentada. Outros exemplos de boas fontes de cálcio são peixes como a sardinha e o badejo também são ricos em cálcio. De maneira geral, é possível sim obter o cálcio de outras fontes que não sejam leites e derivados.
ASSUNTOS: alergia, intolerância, leite, Saúde e Bem-estar