Chá de 'Vassourinha-doce' auxilia na cura de hemorróidas e alergias
Com propriedades astringente, antiespasmódica, antiséptica, anticonceptiva, antidiabética, depurativa, diurética, digestiva, expectorante, tônica e vermífuga, a Vassourinha-doce (Scoparia dulcis ) é muito indicada para o tratamento de alergia, coceiras e problemas de pele em geral.
Mas o consumo dessa planta alivia sintomas de cólicas intestinais, hemorróidas, má digestão e males gastrointestinais. E vai além, estudos já comprovados apontam para combate a problemas respiratórios, como bronquite, catarro e tosse. Há relatos de que desobstrui as vias respiratórias, permitindo que a pessoa volte a respirar bem e tenha um sono tranquilo.
Originária do Brasil e encontrada em todo o País, a Vassourinha Doce é indicada também para quem sofre de infecções urinárias, vaginite, corrimentos vaginais, inchaço nas pernas, diabetes e varizes.
Para se preparar o chá, leva-se ao fogo meio litro de água, juntamente com 10g da planta. Ferve-se por 10 minutos, abafa-se e deixa-se amornar e quando esfriar deve-se consumir entre três a quatro vezes por dia, antes das principais refeições.
Veja também
ASSUNTOS: alergia, ervas medicinais, hemorróida, plantas amazônicas, plantas que curam, vassourinha-doce, Cura pela Natureza