Você é alérgico a bebidas alcoólicas? Saiba agora
Como é a sua ressaca? Você sente uma leve dor de cabeça no dia seguinte? É daqueles que vomita na calçada pela manhã? Ou nota o nariz obstruído, a pele avermelhada, e o início de uma diarreia enquanto ainda está no bar? Se você se encaixa nesta última descrição, este pode ser um sinal de algo mais sério do que uma simples ressaca, como uma alergia ou intolerância a bebidas alcoólicas.
Cada um é diferente no que diz respeito à quantidade de álcool que consegue ingerir antes de se sentir mal, mas pessoas com intolerância experimentam sintomas severos imediatamente após o consumo, independentemente de quanto beberam, e sentem mais do que a clássica ressaca. A intolerância ao álcool não é uma alergia em si (estes casos são muito incomuns); neste contexto, “intolerância” se refere a sensações desconfortáveis que surgem logo depois de ingerir bebidas alcoólicas, de acordo com a Mayo Clinic. Um estudo de 2006 sugeriu que esta intolerância pode ser causada por um transtorno genético que faz com que seu corpo tenha dificuldade de decompor o álcool presente nas bebidas.
É difícil estimar exatamente quantas pessoas têm intolerância ao álcool, já que alguns dos sintomas podem ser confundidos com os de uma ressaca. Em um estudo de 2007 envolvendo 6 mil pessoas, cerca de 14% dos participantes relataram ter tido alguma reação ao álcool, e que ela foi sentida no seu sistema respiratório ou na sua pele. A intolerância costuma ser genética, e é mais comum em pessoas com descendência asiática, de acordo com um estudo de 2009. A única maneira eficaz de tratá-la é não consumir bebidas alcoólicas; se você é alérgico a algum de seus componentes, pode tentar tomar um medicamento anti-histamínico antes de beber, ou encontrar um drinque que não contenha o ingrediente que causa a sua reação (converse com seu médico antes disso).
É possível que as pessoas experimentem sintomas dolorosos depois de beber porque ingredientes específicos contidos nas bebidas – como cereais e sulfitos – causam uma reação alérgica, de acordo com a Mayo Clinic. Se você está preocupado com a forma como se sente depois de beber, fique atento aos seus sintomas e consulte seu médico. Ele provavelmente fará um teste de alergia para detectar se você é alérgico a alguma das substâncias presentes nas bebidas alcoólicas, ou pode fazer um exame de sangue para medir a resposta do seu sistema imunológico.
Estes são alguns dos sintomas que podem indicar uma intolerância ou alergia ao álcool.
Mal-estar logo depois de beber.
Diferentemente de uma ressaca, que costuma surgir na manhã seguinte, alguém com intolerância se sentirá mal quase imediatamente depois de ingerir bebidas alcoólicas, de acordo com a Mayo Clinic. Independentemente da quantidade consumida, você sentirá os efeitos.
Rosto vermelho.
Muitas pessoas ficam com o rosto corado ou vermelho depois de beber, e este costuma ser um sinal de que seu corpo não é capaz de decompor algum de seus componentes, conforme explicou o Dr. Jong-Sung Kim à Prevention. Quando você consome álcool, seus vasos sanguíneos se dilatam e sua pressão sanguínea diminui (motivo pelo qual algumas pessoas sentem dores de cabeça depois de beber). Aqueles com intolerância não são capazes de decompor o composto que causa estas diferenças na pressão sanguínea, fazendo com que seus rostos fiquem muito vermelhos. Tomar um medicamento anti-histamínico pode ajudar a reduzir a vermelhidão, mas lembre-se de conversar com o seu médico antes de misturar álcool e medicamentos.
Diarreia.
Ficar com o intestino solto ou notar movimentos intestinais mais frequentes depois de beber é algo relativamente comum para alguém com intolerância a bebidas alcoólicas. Um estudo de 2012 descobriu que cerca de 28% das pessoas com este tipo de intolerância costumam ter diarreia após o consumo de álcool.
Erupções vermelhas e coceira na pele.
Se você tem urticária depois de beber, saiba que geralmente este é um sinal claro de uma reação alérgica ao álcool. Foi o que disse o Dr. Dennis K. Ledford à Academia Americana de Alergia, Asma e Imunologia.
Nariz entupido ou escorrendo.
Há uma associação entre alergias sazonais e o álcool, e um estudo de 2008 descobriu que mulheres com alergias tinham um aumento de 3% nos sintomas alérgicos para cada drinque que bebiam por semana. Isso provavelmente tem a ver com a histamina liberada no álcool durante o processo de fermentação, que pode desencadear os sintomas de alergia, como o nariz obstruído ou escorrendo.
Náusea e vômitos.
Quando você ingere bebidas alcoólicas seu estômago produz mais ácidos, o que, de acordo com a Mayo Clinic, pode irritá-lo. Alguém com uma intolerância ou alergia, pode sentir estes sintomas estomacais de forma mais aguda, mesmo depois de ingerir um número menor de drinques do que outras pessoas, conforme disse o Dr. William Bladh ao WebMD.
Fonte: Yahoo Vida e Estilo.
Veja também
ASSUNTOS: alergia, bebida, estudo, Variedades