Compartilhe este texto

Governo exonera aliados do deputado Alfredo Nascimento

Por Portal Do Holanda

19/04/2016 19h52 — em
Amazonas



BRASÍLIA - Aliados do deputado Alfredo Nascimento (PR-AM), que votou pelo impeachment da presidente Dilma Rousseff, foram desalojados do Ministério dos Transportes. As exonerações foram publicadas nesta terça-feira no Diário Oficial da União. Nascimento já foi ministro dos Transportes, posto que deixou em 2011, quando houve uma devassa na pasta, com a saída de vários indicados do PR. Posteriormente, o partido voltou a ter influência na pasta (o atual ministro, Antonio Carlos Rodrigues, é filiado ao PR).

Mauro Sérgio Almeida Fatureto foi exonerado do cargo comissionado de superintendente de Recursos Humanos da Diretoria Administrativa e Financeira da Valec, estatal que cuida de ferrovias e é ligada ao ministério. Ele é um dos que deixaram a pasta em 2011, quando era coordenador-geral de Administração Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). No estado de Nascimento, dois filiados do PR foram exonerados. José Fábio Porto Galvão deixou o cargo de superintendente regional do DNIT no Amazonas. Wilson Wolter Filho foi removido do posto de coordenador-geral de Administração Hidroviária da Administração das Hidrovias da Amazônia Ocidental (AHIMOC), também ligada ao DNIT.

 

 

No domingo, Nascimento anunciou que deixaria a presidência do PR para votar pelo impeachment.

- Eu presido nacionalmente o Partido da República. Em uma reunião da executiva do nosso partido, realizada de forma democrática, majoritariamente o partido decidiu encaminhar o voto "não". Em respeito ao meu partido, em respeito aos meus colegas parlamentares, quero comunicar a esta Casa que renuncio ao meu mandato de presidente nacional do Partido da República, porque entendo o meu voto de forma diferente. O meu voto, entendo que não pertence ao Governo, não pertence à oposição, não pertence ao meu partido e sequer pertence a mim. O meu voto pertence ao povo do Amazonas, que me colocou na vida pública há mais de 30 anos, vida pública da qual eu me orgulho muito, e majoritariamente o povo do meu estado do Amazonas vota pelo impedimento. Eu voto sim - discursou Nascimento no domingo.

PUBLICIDADE

O Diário Oficial também trouxe a exoneração de Simone Nunes Bergmann, diretora do Departamento de Gestão de Programas de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social do Ministério do Esporte. Ela é filiada ao PRB, partido que controlava a pasta, mas desembarcou do governo e votou pelo impeachment de Dilma.

A exoneração do ex-ministro das Cidades, Gilberto Kassab, que tinha pedido demissão, também foi publicada nesta terça-feira. Principal liderança do PSD, ele ficou no governo até as vésperas da votação do impeachment, mas mudou de lado. A maioria dos deputados do PSD votou pelo afastamento de Dilma. Para o lugar de Kassab, foi nomeada interinamente Inês da Silva Magalhães.

Os ministros Marcelo Castro (PMDB-PI) e Patrus Ananias (PT-MG), que tinham sido exonerados para reassumirem o cargo de deputado e votarem contra o impeachment, foram renomeados nesta terça. Eles voltarão a comandar, respectivamente, os ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Agrário.

Veja também


  • Siga-nos no
    O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

    ASSUNTOS: Alfredo, Brasil, impeachment, política, pr, Amazonas

    + Amazonas