Dvisa inutiliza mais de três toneladas de alimentos estragados
O Departamento de Vigilância Sanitária (Dvisa), órgão da Semsa, realizou nesta quinta-feira, 19, a 4ª edição da operação “Fim de Ano Saudável”. Trinta fiscais do Dvisa participaram da ação de fiscalização, que nesta etapa atingiu cinco supermercados de Manaus.
O secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, explica que a operação foi lançada no dia 14 de novembro com o objetivo de oferecer resposta imediata às demandas do consumidor durante o período de final de ano, quando há aumento no consumo de alimentos. “A operação já atingiu 24 grandes supermercados de Manaus, tanto com ações de orientação junto ao consumidor, quanto com a aplicação de multas e com a apreensão de produtos em caso de risco iminente à saúde pública”, informou Evandro Melo.
Durante as ações da operação, o Dvisa autuou 18 estabelecimentos, inutilizou 3,3 mil quilos de alimentos, aplicou 14 autos de infração e 19 autos de inutilização de produtos. De acordo com o diretor do Dvisa, Fernando Branco, durante a operação, os fiscais avaliam questões como a validade dos produtos, o condicionamento, a manipulação e características dos alimentos a serem consumidos. “A falta de refrigeração adequada de produtos alimentícios e a identificação de mercadorias em promoção com prazo de validade muito próximo foram os principais problemas identificados durante a operação”, informou Fernando Branco.
A operação Fim de Ano Saudável também tem como objetivo estimular uma maior interação dos consumidores com as ações desenvolvidas pelo Dvisa. Em cada ação, fiscais do Dvisa permanecem nos locais de fiscalização para ouvir as demandas do consumidor, oferecendo resposta imediata.
Além de ações de fiscalização, a Dvisa realiza serviços como a expedição de termos de autorização para eventos, emissão de licenças sanitárias, emissão e renovação de licenças para estabelecimentos de interesse da saúde e de comercialização de produtos e serviços, e de inspeção de estabelecimentos. Os consumidores podem fazer denúncias através do telefone 0800 – 092 – 0123.
ASSUNTOS: alimentos, Amazonas, blitz, Dvisa, produtos estragados, Semsa, supermercado, Manaus, Amazonas