No Amazonas, produtores recebem capacitação para manipulação segura de alimentos
Manaus/AM- A Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), em parceria com os órgãos que compõem o Sistema Sepror – Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (Adaf), Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Secretaria Executiva de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) -, está intensificando o trabalho de capacitação em processamento e manipulação segura de alimentos junto aos produtores rurais no Estado. Dessa maneira, o Governo do Amazonas abre novas possibilidades para este público a partir da fabricação de produtos derivados das frutas.
De acordo com a bióloga e especialista em tecnologia de alimentos da Sepror, Danielle Milene, a capacitação nesta área, além de gerar renda aos produtores e famílias que atuam neste segmento, evita o desperdício dos frutos, problema comum em comunidades no interior.
Esta semana, 22 produtores da Comunidade José Lindoso, no município de Rio Preto da Eva, participaram do curso de Boas Práticas de Fabricação e Elaboração de Produtos Derivados da Banana. O curso realizado pelo Sistema Sepror foca em técnicas voltadas para as potencialidades do município.
Com o apoio do Idam os produtores também recebem assistência técnica com foco para o plantio e colheita. O curso também abordou as boas práticas de higiene, lavagem, sanitização, descasque, corte, seleção, despolpamento, preparo e formulação. Outra área bastante trabalhada na capacitação foi o envase, fechamento, rotulagem, armazenamento e expedição dos produtos.
ASSUNTOS: alimentos, capacitação, produtores, Amazonas