Compartilhe este texto

Exército doa cobertores sujos e colchões rasgados a alojamento de índios com Covid-19

Por Portal Do Holanda

14/08/2020 13h47 — em
Brasil


Foto: Reprodução/ NSC

Indígenas de José Boiteux, no Vale do Itajaí, relataram más condições de colchões, cobertores e camas doados para um alojamento de isolamento que está sendo montado para atender casos de infectados pelo coronavírus com sintomas leves. O material está velho e rasgado.

Segundo um site de notícias do Globo, o Distrito Sanitário do Interior Sul (Dsei) informou que fez a devolução dos materiais doados pelo Exército nesta sexta-feira (14). Em nota, o Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena, informou que novos colchões estão sendo adquiridos em parceria com a Defesa Civil para montagem das instalações.

Em Santa Catarina vivem 17 mil indígenas de três grupos: Guarani, no Litoral e extremo Oeste; os Kaigang, com aldeias no Oeste; e os Xokleng, que ficam no Vale do Itajaí.

Nas terras das aldeias de José Boiteux vivem 2.300 índios. Um levantamento preliminar do Dsei registra ao menos 70 casos confirmados de coronavírus, incluindo a morte de um bebê da etnia Xokleng, que nasceu morto. Desde o início da pandemia, o município tem 160 pessoas diagnosticadas com a doença, incluindo duas mortes.

Os indígenas são considerados grupo de risco por terem mais vulnerabilidade a doenças infectocontagiosas. Aldeias de todas regiões têm procurado intensificar medidas de higiene e isolamento.

Os colchões chegaram na quarta-feira (12) e não chegaram a ser utilizados no alojamento, que está sendo instalado para estadia de indígenas confirmados com Covid-19 para cumprir o isolamento social. O indígena Nilton Ndili chegou a falar sobre o assunto em uma rede social.

"Eles estão inadequados, os colchões estão todos velhos, estão rasgados, cobertores todos sujos. A cama não tem condições de ser utilizada. A gente vai pedir para a coordenação recolher esse material e dar um outro destino", afirmou.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alojamento de índios, cobertores sujos, doa colchões rasgados, exército, índios com covid-19, Santa Catarina, Brasil

+ Brasil