Etanol pode ganhar 'preferência' de motoristas, dizem especialistas
O etanol pode ganhar a preferência dos motoristas no Brasil, mesmo que de forma indireta.
De acordo com o IG, a chegada da nova gasolina promete aumento de eficiência deverá ficar na casa dos 4%. Apesar dessa evolução do combustível fóssil, segundo Silvio Shizuo, professor do departamento de Engenharia Mecânica do Centro Universitário FEI, outro benefício que a nova gasolina pode provocar, de forma indireta, é a preferência pelo etanol.
O Brasil era o maior produtor de etanol, mas atualmente os Estados Unidos assumiram essa colocação. Isso acontece porque a frota norte-americana é muito maior e o governo oferece subsídios para incentivar a produção do combustível.
Além disso, o especialista lembra que, no Brasil, há produção de Biogás a partir do lixo, dejetos de suínos e outros resíduos orgânicos acionando grupos geradores, em substituição ao diesel e gás natural. Diante disso, afirma que há um enorme campo para pesquisas e utilização em motores estacionários. “É possível produzir o Biometano a partir do Biogás para utilização em veículos a GNV (gás natural veicular), mas o preço não é competitivo atualmente”, explica.
ASSUNTOS: alta gasolina, aumento gasolina, aumento preços gasolina, etanol, GASOLINA, Brasil