Maior centro de pesquisa e desenvolvimento do Brasil está em Manaus, diz Sidia
Manaus/AM - Vania Thaumaturgo Capela, diretora administrativa do Instituto Sidia, foi a convidada do programa Hora do H, apresentado por Humberto Amorim, desta segunda-feira, dia 9, e abordou temas ligados à tecnologia e inovação, segmento no qual o instituto atua em Manaus.
Fundado pela Samsung há 15 anos, Vania Thaumaturgo porém enfatizou que o Sidia não é da multinacional coreana, mas um instituto independente e parceiro daquela indústria. O momento de inflexão foi 2014, quando a Samsung resolveu aproveitar os incentivos previstos para bens de informática vigentes no País.
A decisão trouxe projetos até então desenvolvidos na Índia, Vietnã e Coreia para o Brasil, isto é, passaram a ser desenvolvidos pelo Sidia. Esses projetos, de acordo com a diretora do instituto, abrangem tecnologias de software embarcado em tablets e smartphones que a Samsung comercializa na América Latina.
A partir daquele ano, o Sidia teve crescimento mais acelerado, inclusive desenvolvendo software para a smart TV da Samsung, embora parte dessa tecnologia ainda esteja sob responsabilidade da Coreia.
O Instituto Sidia, informou Vania Thaumaturgo, é o maior centro de desenvolvimento de software do Brasil.
Imagens: Paulo Rabelo/PH
ASSUNTOS: alta tecnologia, Manaus, pesquisa e desenvolvimento, samsung, sidia, Amazonas