Compartilhe este texto

Alfredo da Matta dá início à distribuição de medicamentos de alto custo

Por Portal Do Holanda

03/07/2019 14h54 — em
Amazonas



A Fundação Alfredo da Matta (Fuam) deu início, na última quinta-feira, dia 27, ao processo de dispensação do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), anteriormente denominado “medicamento excepcional” ou de “alto custo”. Antes, a dispensação desses medicamentos à população era realizada apenas pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema).

Segundo o diretor-presidente da Fuam, Ronaldo Amazonas, com o novo serviço, o paciente atendido na Fundação não precisará se deslocar até a Cema, facilitando o acesso ao medicamento. “A Farmácia da Fuam atendeu o primeiro paciente que fará uso do Ceaf, o que significa dizer que nossos usuários já começam a ser beneficiados diretamente com o recebimento dos medicamentos de alto custo sem precisar se deslocar até a Central de Medicamentos”.

O atendimento realizado na última quinta-feira foi o início do serviço que deve ser colocado à disposição dos pacientes do Alfredo da Matta, de forma integral, ainda no início do segundo semestre deste ano.

Etapas da reorganização

De acordo com a coordenadora da implantação do Ceaf na Fuam, Eliene Canto, as próximas etapas consistem na reorganização e reestruturação da Farmácia, adequando estrutura física, equipamentos e recursos humanos para a nova demanda. “Demos início com a estrutura atual, mas estamos com um projeto em andamento de reestruturação da Farmácia, onde serão contemplados mais consultórios para o atendimento farmacêutico e reestruturação da sala para administração de imunobiológicos. Também teremos, no mês de julho, um treinamento promovido pela equipe da Cema a todos os colaboradores da Fuam que estão envolvidos diretamente com todo o processo que envolve a prescrição e dispensação dos medicamentos do Ceaf”.

Foto: Divulgação/FUAM


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: alto custo, cema, distribuição de medicamentos, fuam, Amazonas

+ Amazonas