Amapá confirma 1º caso positivo de coronavírus, diz governo
O governo do Amapá confirmou na manhã desta sexta-feira (20) que uma mulher de 36 anos de Macapá é o primeiro caso de coronavírus confirmado no estado. O exame positivo foi analisado no Instituto Evandro Chagas, em Belém no Pará.
Segundo um site de notícias do Globo, a notícia foi dada pelo governador Waldez Góes em coletiva à imprensa que acontece no Palácio do Setentrião, sede do executivo. O gestor está acompanhado do prefeito da capital Clécio Luís.
"O caso é de uma mulher de 36 anos que está em isolamento familiar, com estado de saúde estável. A paciente reside em Macapá, com histórico de viagem para Belém, onde teve contato com uma pessoa que esteve em São Paulo", informou o governo em comunicado.
A amostra da paciente estava entre as 50 primeiras enviadas pela Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá (SVS) para análise no Instituto Evandro Chagas, em Belém, no Pará.
As outras 49 deram negativo, confirmou Waldez. O Amapá ainda não tem laboratórios credenciados para fazer o exame de detecção.
Até a manhã desta sexta-feira, o estado informou que acompanhava 67 casos suspeitos de coronavírus, a maioria deles na capital Macapá, com 64 monitorados. Os outros registros são em Laranjal do Jari, com 2, e Pedra Branca do Amapari com 1.
Na coletiva de imprensa, os gestores reforçaram as ações e cuidados para evitar a contaminação, entre eles, o decreto divulgado na noite de quinta-feira (15) que suspendeu por 15 dias atividades comerciais e de lazer com objetivo de restringir a circulação de pessoas no estado.
Veja também
ASSUNTOS: amapá, confirmado, COVID-19, governo, Positivo, Brasil, Coronavírus