Projeto de vereador quer tornar farinha do Uarini patrimônio cultural de Manaus
Manaus/AM - A proposta de instituir a ‘Farinha do Uarini’, a famosa ‘ovinha’, em patrimônio cultural e imaterial de Manaus foi apresentada pelo vereador Amauri Colares (PRB) na Câmara Municipal de Manaus (CMM). O Projeto de Lei nº 347/2019 está em tramitação na Casa Legislativa desde o dia 25 de setembro.
Segundo o texto do projeto, com o reconhecimento como patrimônio cultural, a farinha do Uarini "terá proteção do município, que incentivará sua perpetuação e preservação cultural, como legado para as futuras gerações”.
Em parte de sua justificativa para tornar a iguaria amazonense em patrimônio cultural, o vereador Amauri Colares cita que a farinha do Uarini é motivo de briga se faltar à mesa.
“A farinha do Uarini está na boca do povo. E em tudo quanto é mercado de Manaus, se bobear, está em todos os lugares na imensidão do Amazonas. É obrigatória. Se faltar, tem briga. É democrática. Vai na receita de chef e no prato popular. Acompanha carne, frango, peixe. Vai bem com açaí”, texto do projeto.
Veja o texto completo do projeto:
Clique para baixar arquivoASSUNTOS: Amauri Colares, Amazonas, cmm, farinha do uarini, Manaus, patrimônio cultural, vereador de Manaus, Amazonas