Compartilhe este texto

Após chacina, moradores temem pela insegurança em Manaus

Por Portal Do Holanda

14/12/2017 0h53 — em
Policial


Foto: Portal do Holanda

Manaus/AM- A chacina que ocorreu na noite da última terça-feira (12) no CSU da Compensa 2, zona Oeste de Manaus, causou pânico aos moradores do bairro que presenciaram o ataque.

Em depoimento à equipe do Portal do Holanda, um morador, de 56 anos, não quis se identificar disse que está inseguro após o ocorrido. "A insegurança é total e a segurança pública não atende a necessidade, assim como o crescimento da população". Ele está no local há 6 anos.

Uma moradora que reside há 34 anos no bairro, informou que passou mal na noite do ataque. "Estou muito nervosa, passei mal essa noite e passo pela rua com muito medo. A polícia já passava aqui, mas agora com mais frequência pelo que aconteceu."

Outro morador que é autônomo, tem um comércio gradeado e lamenta sobre as pessoas inocentes que morreram. "Eu vendo no meu comércio pela grade e as pessoas que morreram eram inocentes que a polícia tem que dá resposta."  

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) criou, na tarde desta quarta-feira (13), uma força-tarefa para investigar os homicídios no bairro Compensa, zona oeste de Manaus, na noite de terça-feira (12), quando jogadores do time T5 Jamaica foram alvos de tiros. O clube é mantido por membros de uma organização criminosa e as investigações apuram se as mortes decorrem de um racha interno do grupo, de uma disputa entre facções rivais pelo controle do tráfico de drogas ou de retaliações por outros homicídios praticados na cidade, durante a semana, que possuem características de execução.

O vice-governador e secretário de Segurança Pública, Bosco Saraiva, determinou o reforço no policiamento em Manaus, com emprego de tropas aquarteladas, após os homicídios. As tropas da PMAM, do Choque, Rocam, Força Tática e a de Policiamento Especializado foram postas nas ruas desde a madrugada. A Polícia Civil também colocou em campo o Caveirão e o veículo operacional blindado do Grupo Fera, para fazer o monitoramento, especialmente, na região oeste da capital.

A força-tarefa da SSP-AM envolve a Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) e a Polícia Civil do Amazonas, por meio da Delegacia de Homicídios e Sequestros, Departamento de Repressão ao Crime Organizado (DRCO), Delegacia Especializada de Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD) e Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV). As informações serão concentradas na Delegacia de Homicídios.

Três veículos utilizados no crime foram encontrados pelas forças policiais durante a madrugada desta quarta-feira. Uma Picape S10 prata, roubada de Fortaleza (CE), e uma picape preta, que foi furtada na noite de quarta-feira em Manaus. Outro veículo, modelo Gol, está sendo periciado.

Perícia - A perícia criminal na região dos homicídios começou ainda na noite de terça-feira. O Departamento de Perícia Técnico-Científica (DPTC) esteve no local para coleta de provas. Os peritos recolheram diversos fragmentos de projéteis para análise no laboratório de balística com o objetivo de identificar o calibre e a arma da qual eles foram expelidos. Até o momento, há a confirmação da utilização de um fuzil 556.

Na tarde desta quarta-feira, as equipes começaram a periciar os carros encontrados pela polícia e que foram utilizados pelos criminosos. Essa análise busca impressões digitais e materiais biológicos que possam auxiliar a investigação e identificar possíveis autores, explicou o diretor do DPTC, perito Jefferson Mendes. As análises devem ser concluídas em 30 dias.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas, Manaus, Policial

+ Policial