Compartilhe este texto

Amazonas Filarmônica conecta Brasil e Alemanha durante concerto em Manaus

Por Portal Do Holanda

04/10/2017 17h04 — em
Agenda Cultural


Foto: Reprodução

Manaus/AM- Nesta quinta-feira (5), a Amazonas Filarmônica faz uma viagem sonora entre dois países. O Brasil do século 20 e a Alemanha do século 19 será o destino da orquestra em concerto da Série Guaraná XIV. O espetáculo, uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, acontece a partir das 20h, com ingressos à venda na bilheteria do Teatro Amazonas.

Sob a condução do maestro Luiz Fernando Malheiro, diretor artístico e regente titular da orquestra, a Filarmônica interpreta três obras consagradas no mundo inteiro: a Sinfonia No. 5 em Dó Menor, do alemão Ludwig van Beethoven; Canto de Amor e Paz e Ponteio, do amazonense Claudio Santoro, que dá nome ao Teatro Nacional de Brasília (DF).

Obras – Canto de Amor e Paz foi composta em 1951, enquanto Claudio Santoro trabalhava na Rádio Tupi. Estreou no mesmo ano com a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), sob regência de Eleazar de Carvalho. A música recebeu do Conselho Mundial da Paz, em Viena, o Prêmio da Paz do ano de 1952. No mesmo ano, também é executada em Salzburgo, na Áustria, e nos Festivais de Maio em Praga, na antiga Tchecoslováquia.

Escrita para orquestra de cordas, a peça marca a importância que Santoro deu a uma linha melódica de conteúdo realista, inspirada em características marcantes da música popular brasileira, nas palavras do musicólogo Carlos Palombini, da Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais.

A segunda obra do repertório do concerto é Ponteio. A peça estreou em 1954, também com a OSB, mas para o corpo amazonense, tem um significado completamente especial. Foi com ela que a Amazonas Filarmônica estreou em 18 de setembro de 1997, sob a regência do maestro Júlio Medaglia. O arranjo que será apresentado na quinta-feira também é de Medaglia, que foi o primeiro diretor artístico e regente da orquestra.

Já a Sinfonia No. 5 em Dó Menor, de Ludwig van Beethoven, é uma das peças mais conhecidas e ouvidas no mundo inteiro, principalmente por causa dos seus compassos iniciais, famosos pelo suspense que causam. Conhecida também como Sinfonia do Destino, foi composta entre os anos de 1804 e 1808, em quatro movimentos: allegro con brio, andante con moto – più mosso, scherzo allegro – trio – scherzo, e presto.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: amazonas filarmonica, concerto, Manaus, Agenda Cultural

+ Agenda Cultural