1ª Feira do Trabalho e Empreendedorismo oferta serviços gratuitos para população
Manaus/AM - A Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab) promove a 1ª Feira do Trabalho e Empreendedorismo, nos dias 26 e 27 de agosto, das 8h às 22h, no Centro de Convivência Padre Pedro Vignola, Rua Gandú, bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus.
Serão mais de 30 parceiros públicos e privados que estarão oferecendo serviços de cidadania, jurídicos, saúde, beleza e cultura, além de oficinas e palestras. A expectativa da organização é reunir aproximadamente 20 mil pessoas durante os dois dias de evento.
Setrab - Sine Amazonas
Entre os serviços oferecidos pela própria Setrab, estão a emissão de Carteira de Trabalho, o cadastro para emprego e o agendamento para o seguro desemprego.
O Programa de Artesanato Amazonense e o Departamento de Economia Solidária estarão presentes com os serviços de retirada da Carteira Nacional do Artesão e o cadastro de empreendimentos solidários. Um espaço será destinado à exposição de artesanato e realização de brechó.
Na área de linha de crédito, durante a feira haverá orientação por parte das equipes do Fundo de Promoção Social (FPS), Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) e Banco da Amazônia (Basa).
Eixo Documental
Ainda no eixo documental, que funcionará das 8h às 14h tanto na sexta quanto no sábado, haverá a retirada da Carteira de Identidade, CPF e Certidão de Nascimento, por meio das parcerias com a Polícia Civil, Ouvidoria e Associação dos Notários e Registradores do Estado do Amazonas (Anoreg). O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) também estará realizando cadastros para vagas de estágio durante a 1ª Feira do Trabalho e Empreendedorismo.
Agricultura
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) vai participar com a montagem da Feira da Produção Familiar (Agroufam) durante os dois dias do evento, com a comercialização de frutas, verduras, hortaliças, ovos, queijo, mel, artesanato e produtos medicinais naturais. Na sexta (26) a Agroufam irá funcionar das 8h às 22h e no sábado (27) das 8h às 16h.
Na ocasião, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) estará emitindo a carteira do produtor agrícola, declaração de aptidão (DAP) e a distribuição de 500 mudas de castanha para os produtores.
Nesse mesmo campo, a Federação da Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea) promoverá oficina de agricultura e venda de produtos. Já a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Amazonas (Fetragri) estará com serviço de emissão da Declaração de Aptidão do Trabalhador (DAP).
Demais serviços
Entre os serviços médicos, jurídicos e cartoriais que também estarão à disposição da população, o evento contará com as parcerias da Secretaria de Estado da Saúde (Susam), Marinha, Carreta da Mulher, Carreta da Justiça Itinerante, Defensoria Pública e Associação dos Registradores Civis das Pessoas Naturais do Estado do Amazonas (Arpen/AM). O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), por sua vez, irá disponibilizar serviços de cortes de cabelo e massagens.
ASSUNTOS: Amazonas, centro de convivência, Manaus, Amazonas