Compartilhe este texto

19 novas usinas de oxigênio estão em funcionamento no Amazonas

Por Portal Do Holanda

04/02/2021 2h53 — em
Amazonas


Usinas de oxigênio (Foto: Divulgação/Agência Saúde)

Manaus/AM - Cerca de 19 novas usinas de oxigênio estão em funcionamento nos hospitais e unidades de saúde no Amazonas, reduzindo a dependência do fornecimento externo do produto e ajudando a reduzir o problema de abastecimento de oxigênio no Estado, diante da situação da Covid-19.

A última usina instalada é do município de Tabatinga, interior do Amazonas, que vai fornecer oxigênio para a Unidade Básica de Saúde (UBS) e a maternidade da cidade. A instalação faz parte de uma ação integrada entre Ministério da Saúde e governo do Amazonas. Ao todo, 62 usinas de pequeno e médio porte serão instaladas no estado. Ao todo, são 19 equipamentos desse tipo já instalados na capital e no interior, produzindo 8.280 metros cúbicos do gás medicinal.

As cinco usinas doadas pelo Sírio Libanês/Fundação Itaú somam-se a outras sete que foram requisitadas à indústria nacional pelo Ministério da Saúde, das quais seis foram instaladas em Manaus e uma no município de Manacapuru. A estratégia estabelecida pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, é fortalecer a rede de geração de oxigênio no Amazonas para reduzir a dependência do gás industrializado fornecido por empresas contratadas.

Em Manaus, mais duas unidades hospitalares já contam com usina de oxigênio em operação desde a última terça-feira (02) – o Hospital Nilton Lins, onde vai permitir a abertura de novos leitos para pacientes de Covid-19, e o Instituto da Criança do Amazonas (Icam). No Hospital Nilton Lins a usina foi um empréstimo do Hospital de Amor/Barretos (SP) e no Icam foi instalada uma das requisitadas pelo MS.

 


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas