Abandonadas, alegorias de Carnaval oferecem risco de dengue em Manaus

ouça este conteúdo
|
readme
|
Manaus/AM - Um mês após os desfiles no sambódromo das agremiações de Carnaval dos grupos de acesso e especial de Manaus, dezenas de carros alegóricos seguem abandonados neste domingo (13), na Avenida do Samba, servindo de criadouro para o mosquito da dengue.

Os caras que fizeram o nome de Jesus
As alegorias abandonadas são de escolas de samba dos grupos de acesso A e B que desfilaram nos dias 27 e 28 de fevereiro e não possuem barracão para guardar esses carros alegóricos após as apresentações como acontece com grandes escolas como Mocidade Independente de Aparecida e Vitória Régia.
Formadas com estruturas de ferro e material reciclado como tecidos, papelão e borracha, em tempos de chuva, essas alegorias acabam acumulando água, uma vez que a região enfrenta o inverno amazônico com chuvas constantes.
Lixo carnavalesco
No período dos desfiles das escolas de samba, a Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) coletou cerca de 20 mil toneladas de resíduos, entre restos de fantasias e alegorias no Sambódromo de Manaus.
Casos de dengue
De janeiro até o início de abril, segundo dados do último boletim epidemiológico da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), foram confirmados 2.020 casos da doença em Manaus e municípios do interior.
A reportagem tenta um posicionamento da Liga Independente das Escolas de Samba de Manaus (Liesa) para saber de quem é a responsabilidade de recolhimento desses resíduos.

ASSUNTOS: Amazonas