Acumulo de lixo abre cratera em rede de drenagem na Autaz Mirim em Manaus
Manaus/AM - Na manhã deste domingo (12), o rompimento de uma rede de drenagem abriu uma grande cratera na Avenida Autaz Mirim, localizada na Zona Leste de Manaus. De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), o problema foi causado por um acúmulo de lixo descartado de forma inadequada, que acabou obstruindo o sistema de drenagem.
O secretário de Infraestrutura, Renato Junior, explicou que, o problema teve origem no acúmulo de lixo descartado de forma inadequada. Esses resíduos obstruem as redes de drenagem, impedindo a limpeza regular e acumulando pressão no sistema. Durante as chuvas, essa obstrução faz com que a drenagem não consiga dar vazão à água, levando ao rompimento das tubulações.
Ele também explicou que à primeira vista, o buraco parecia pequeno, mas, ao investigarem mais a fundo, descobriram uma grande área oca no subsolo. Isso ocorre porque a água acumulada, misturada ao lixo, provoca erosão e desestabiliza o terreno ao redor das tubulações, criando essas cavidades que, eventualmente, resultam em crateras.
Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) isolaram o trecho afetado da avenida, e equipes da Seminf trabalham na substituição da rede de drenagem danificada e na recuperação do pavimento. Os trabalhos devem ser concluídos ainda neste domingo (12).
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas