Compartilhe este texto

Adail Pinheiro toma posse em meio à ameaça de cassação

Por Portal Do Holanda

02/01/2025 10h34 — em
Amazonas


Foto: Reprodução/Instagram

Manaus/AM - Adail Pinheiro (Republicanos) e Emanoel Pinheiro (União Brasil) foram empossados como prefeito e vice-prefeito de Coari, respectivamente, nesta quarta-feira, 1º de janeiro de 2025. A cerimônia, conduzida pela presidente da Câmara Municipal, Jeany Pinheiro, ocorreu em um clima de tensão, devido a ameaças de cassação que pairam sobre Adail. 

Recentemente, a Reclamação 68886, deferida liminarmente pelo ministro Cristiano Zanin, suspendeu os efeitos de um acórdão do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), permitindo que ele participasse das eleições de 2024. No entanto, a decisão é provisória e depende do julgamento de mérito, o que gera incertezas quanto à sua continuidade no cargo.

O Ministério Público do Amazonas, insatisfeito com a decisão, já ingressou com embargos de declaração, buscando reverter a medida, apontando obscuridades na decisão do ministro.

Além das questões relacionadas à sua candidatura, Adail enfrenta desafios em relação a condenações anteriores, incluindo uma referente ao Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Embora tenha conseguido suspender os efeitos dessa condenação, a situação permanece indefinida, uma vez que o Ministério Público Federal defende que as novas regras de improbidade administrativa não retroagem para decisões já consolidadas. 

Essa insegurança jurídica levanta preocupações sobre a estabilidade da nova administração em Coari, que já é marcada por escândalos e judicializações.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Amazonas

+ Amazonas