Adail Pinheiro tomará posse, mas terá que ressarcir R$ 1,3 milhão aos cofres públicos
Manaus/AM - O prefeito eleito de Coari, Manoel Adail Amaral Pinheiro (Republicanos), tomará posse no dia 1º de janeiro de 2025, conforme decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), que, em 21 de novembro, confirmou sua elegibilidade. A decisão foi tomada por 4 votos a 2, após Adail obter mais de 20 mil votos nas eleições de 2024.
No entanto, o ex-prefeito ainda enfrenta questões jurídicas em relação à sua gestão anterior, que podem impactar sua administração. Em 2023, Adail foi condenado a ressarcir o município em R$ 1.319.861,34, após irregularidades encontradas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A condenação se baseou em falhas no acompanhamento das obras públicas, resultando na devolução das verbas federais.
Embora a decisão judicial tenha sido desfavorável, Adail recorreu, argumentando que a condenação estava prescrita e que não foi garantido o direito ao contraditório. O processo ainda será analisado pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM).
Prefeito de Coari Keitton Pinheiro e Adail Filho encrencados com a Justiça
Apesar dessas pendências, o TRE-AM autorizou a posse de Adail, garantindo que ele assumirá a prefeitura de Coari no início de 2025, enquanto continua a disputar a condenação.
Veja também
ASSUNTOS: Amazonas