Advogada Maria Benigno toma posse como Juíza Substituta do TRE-AM
Manaus/AM - A advogada Maria Benigno foi empossada nesta terça-feira (5) como juíza substituta no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Durante a cerimônia, ela ressaltou a importância da representatividade feminina no sistema de Justiça. "
“Ainda que como substituta é um marco não apenas para minha trajetória, mas para a luta contínua da representatividade feminina em todas as esferas de poder. É uma honra e uma responsabilidade imensa que assumo em nome de cada mulher que, com coragem e competência, luta para fortalecer a nossa democracia”, afirmou a advogada.
Benigno, com 19 anos de experiência na área eleitoral, foi nomeada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 16 de outubro. A advogada, que já foi a mais votada na lista tríplice do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ-AM), disse estar preparada para contribuir com a Justiça Eleitoral, destacando seu compromisso com a ética, a lei e o fortalecimento da democracia. Em seu discurso, ela expressou gratidão ao presidente do TRE-AM, João Simões, que foi seu primeiro chefe no início da carreira jurídica, e afirmou que sua trajetória até o cargo de juíza substituta foi marcada por desafios. "Agora estou pronta para contribuir com mais de dez ciclos eleitorais de experiência", disse.
Simões também destacou a importância da crescente participação feminina no tribunal, lembrando que, em 2024, o TRE-AM será presidido por duas mulheres pela primeira vez, a desembargadora Carla Maria Reis e a vice-presidente Nélia Caminha. Ele ressaltou que a sociedade e o eleitorado brasileiros são predominantemente femininos, e a política de paridade de gênero nos tribunais reflete essa realidade.
ASSUNTOS: Amazonas